sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

BIODIVERSIDADE EM SERGIPE escrito em quinta 29 abril 2010 16:29

Blog de barsombradamangueira :Bar Sombra da Mangueira     Serra do Machado Ribeiropólis- SE FONE -  81051796 / 81427542 / 98726463, BIODIVERSIDADE EM SERGIPE
A degradação da biodiversidade tem vindo a ser um fato crescente em Sergipe, do qual o desflorestamento tropical assume, por certo, o aspecto de maior valor. Ela é causada pela intensa pressão exercida por atividades humanas sobre o ecossistema frágil, cuja capacidade de regeneração é baixa, principalmente em regiões de clima árido, semi-árido e sub-umido seco.
O uso inadequado do solo, a exemplo, o desmatamento para a agropecuária extensiva, também o uso inadequada da água no desenvolvimento das atividades agropecuárias, na mineração, na irrigação mal planejada, o uso de madeira para fins energéticos  traz como principal problemas a vulnerabilidade as secas, e deixando Sergipe o estado  do Nordeste mais afetado pelo desmatamento, desde o litoral ao Sertão.
 Os municípios que apresentam maior grau de degradação são os que ficam na faixa litorânea na região de Itabaiana ao sul do estado, atingindo níveis de 90 % de áreas desmatadas. Na capital a pedra da vegetação está relacionada à expansão urbana desordenada e com conseqüências severas, a poluição ambiental ( descargas de esgotos nos rios, lixões etc.)
As conseqüências desta degradação são diversas entre elas pode-se perceber a  diminuição da produtividade das lavouras fazendo com que nos tornemos dependentes cada vez mais de produtos industrializados, redução dos rendimentos do homem em casos mais sérios causando êxodo rural, perda da diversidade biológica  com reflexos diretos na fauna e flora ( E o caso do caranguejo,macaco gingo, e outros animais) que estão seriamente ameaçados de extinção e o  assoreamento dos rios com reflexo diretos na qualidade e quantidade da água.
As perspectivas quanto a ambiente no próximo século não  é de alívio, mas há que inverter está situação. O homem tem que aprender a viver em paz com a natureza, cada um fazendo a sua parte e respeitando  o ciclo de cada ser existente no planeta. A técnica adquirida pelo homem deve servir para proteger o planeta, enquanto não aprendermos a celebrar a terra, não será possível curá-la.


 FOLNTE:

http://barsombradamangueira.spaceblog.com.br/768349/BIODIVERSIDADE-EM-SERGIPE/

Nenhum comentário: