05/02/2008 - 19h33
da Folha Online
As prévias para a escolha dos pré-candidatos à Presidência dos EUA são realizadas de duas formas diferentes. São elas:
Caucus
Assembléia de membros de um partido que se reúnem para escolher um candidato.
Primária
Eleição em nível estadual onde os eleitores escolhem um candidato do seu partido.
Uma primária pode ser "aberta" --permitindo qualquer cidadão registrado como eleitor a votar--, ou "fechada", na qual apenas os eleitores que pertencem ao partido que realiza a primária podem votar.
Superterça
O processo de prévias desta terça-feira, conhecida como Superterça, é a maior votação simultânea da história das primárias dos Estados Unidos, quando em um único dia 24 dos 50 Estados americanos elegerão 2.025 delegados democratas e 1.191 republicanos.
Pesquisas mostram que a disputa democrata, entre Hillary Clinton e Barack Obama, será muito acirrada, já que eles aparecem empatados. Já do lado republicano, o resultado das ultimas pesquisas apontam vantagem para John McCain frente a seus adversários Mitt Romney e Mike Huckabee.
O Estado de Nova York, pelo qual Hillary Clinton é senadora, foi o primeiro a abrir os postos de votação nesta terça: às 6h30 (9h30 de Brasília), seguido por Nova Jersey e Connecticut. O último a iniciar as votações foi o Estado da Califórnia, às 7h, que fica no outro lado do país (na Costa Oeste) e enfrenta fuso [a Califórnia está seis atrás do horário brasileiro].
Leia mais
- Máquinas quebradas impedem eleitores de votar em Nova Jersey
- Mais de 20 Estados escolhem seus pré-candidatos nesta terça-feira
- Veja o que está em jogo na Superterça para os democratas
- Veja o que está em jogo na Superterça para os republicanos
- Califórnia pode ser decisiva na Superterça
Especial
Nenhum comentário:
Postar um comentário