19/01/2008 - 16h38
Washington, 19 jan (EFE).- Hillary Clinton perdeu apoio entre os eleitores afro-americanos, que agora preferem o senador por Illinois Barack Obama para ser o candidato democrata nas próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos, segundo uma nova enquete divulgada hoje pela rede de televisão "CNN".
Na pesquisa, 59% dos afro-americanos democratas apóiam Obama para a candidatura presidencial de seu partido, enquanto 31% dos entrevistados dizem que votarão na senadora por Nova York Hillary Clinton.
A vantagem de 28 pontos percentuais que Obama tem sobre Hillary na comunidade negra representa um duro golpe para a campanha da senadora, que, em outubro, superava seu rival por 24 pontos.
"A enquete revela que os afro-americanos mudaram claramente sua opinião sobre Obama", afirmou o analista político Bill Schneider da "CNN".
A comunidade negra se mostrou inicialmente crítica com a candidatura de Obama, "porque achava que um afro-americano não poderia ser eleito presidente dos Estados Unidos", explicou Schneider.
Para o analista, a vitória de Obama no caucus de Iowa e sua boa votação nas primárias de New Hampshire, que terminou sendo vencida por Hillary, fizeram os afro-americanos enxergarem que o senador negro tem possibilidades de se transformar no candidato presidencial de seu partido.
Segundo a enquete, a recente "disputa racial" entre Clinton e Obama prejudicou ambos os candidatos.
A ex-primeira-dama suscitou a controvérsia, principalmente entre a comunidade negra, depois de sugerir que a eqüidade racial nos EUA foi alcançada graças ao presidente Lyndon Johnson, que assinou a lei de direitos civis em 1964.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2008/01/19/ult1808u110234.jhtm